Porque a educação empreendedora é fundamental para o país?

Porque a educação empreendedora é fundamental para o país?

O Empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio e pensar em formas de mantê-lo. Ele também inclui transformar ideias em projetos inovadores, pensar de forma competitiva, desenvolver competências e habilidades como profissional e pessoa. Para isso, surge a Educação Empreendedora.

Cada vez mais a Educação Empreendedora está se tornando pauta no país e sendo fundamental para o crescimento econômico. Venha entender um pouco mais sobre como esse conceito impacta o Brasil.

O que é a Educação Empreendedora?

O empreendedorismo educacional busca trazer esse conceito e estimular os aspectos e características dos empreendedores em alunos. Atualmente já é encontrado em níveis básicos e superiores, envolvendo também a comunidade e professores.

Tem como objetivo trazer a inovação e criatividade de toda a base de ensino, focando no sucesso de seus alunos e trazendo novidades para o mercado. O Sebrae fornece atualmente o Programa Nacional de Educação Empreendedora. O programa busca trazer novos conteúdos, metodologias e iniciativas, desenvolvendo novas formas de pensar e agir e estimulando o comportamento empreendedor dos alunos.

Além disso, no Brasil acontece o Startup Weekend Youth, voltado ao empreendedorismo, dedicado a jovens de 12 a 17 anos. O evento acontece em várias cidades do país, e os jovens têm a oportunidade de viver uma imersão de um final de semana criando uma startup, com auxílio de mentores experientes.

Porque é importante?

A escola tem papel fundamental na Educação Empreendedora. É nela que os jovens passam a se preparar para o mercado de trabalho e descobrir seus sonhos de carreira. 

A Educação Empreendedora atua para incentivar a criatividade, proatividade, pensamento crítico, planejamento, análise de problemas, raciocínio lógico e diversas outras atitudes empreendedoras que possam desenvolver os jovens.

Com isso, são originados empreendedores com ideias que fortaleçam o mercado, persistentes e com estratégias efetivas que fazem crescer o seu negócio. Contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico do país.

A educação para empreendedores traz benefícios e vantagens não somente para os jovens mas para a sociedade como um todo. Este é um caminho essencial para uma cultura voltada ao empreendedorismo e empresas de sucesso. Fique ligado no blog da GaranteNorte-SC para conhecer ainda mais sobre esse processo.