Plano de Negócio, por onde começar?

Plano de Negócio, por onde começar?

Os novos empreendedores acabam passando por diversas dificuldades nos primeiros meses do seu próprio negócio, e um dos motivos, é por não planejarem corretamente tudo o que é essencial. Muitas vezes, esses empreendedores não sabem por onde começar em um planejamento e o índice de mortalidade de pequenas empresas no Brasil nos primeiros anos do negócio atinge níveis elevados. As pesquisas realizadas pelo Sebrae apontam que os principais fatores de mortalidade das empresas brasileiras são a falta de planejamento e gestão ineficiente. Você precisa saber que a elaboração do plano de negócio é fundamental para evitar riscos futuros!

O que é Plano de Negócio?

O Plano de Negócio é a ferramenta ideal para traçar um retrato do mercado, dos produtos e das atitudes do empreendedor. Trata-se de um documento chave que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais são os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados para diminuir os riscos e incertezas antes do negócio ser lançado no mercado. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel para que haja segurança na criação da empresa.

“O plano de negócio é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento.” – Sebrae

O Planejamento evita que os erros sejam cometidos pela falta de análise, além disso, ele organiza as ideias e metas ao começar um novo empreendimento, orienta também a expansão da empresa já em atividade e melhora a comunicação entre os sócios, investidores, funcionários e clientes.
Antes de lançar o negócio no mercado, o empreendedor precisa conhecer o perfil dos clientes, as características do mercado, as necessidades, o comportamento dos concorrentes. Elaborar o plano de negócio dará forças ao empreendedor buscar estas informações e com certeza ajudará a ter uma visão para o futuro.

Como começar?

1. Sumário Executivo

Ele é um resumo do Plano de Negócio contento os seus pontos mais interessantes, você faz um breve relato com suas principais características, informações de dados dos responsáveis pela administração do negócio, destacar o seu perfil com suas habilidades, conhecimentos e experiências, dados do empreendimento, a missão da empresa que desempenha em sua área de atuação, setores de atividades, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e fonte de recursos.

2. Análise de Mercado

Esta é uma das fases mais importantes da elaboração do seu negócio, pois, sem clientes não há vendas. Os clientes compram soluções para algo que precisam ou desejam, é preciso identificar as características gerais do seu público-alvo, os interesses, comportamentos e o que levam os clientes a comprar um produto. Além disso, observe a atuação dos concorrentes e estude seus possíveis fornecedores.

3. Plano de Marketing

Faça uma descrição dos principais serviços e produtos que serão fabricados ou prestados, se necessário, fotografe os produtos e coloque as fotos como documentação de apoio ao final do seu plano de negócio. Determine os valores que os consumidores estarão dispostos a pagar para adquirir os seus produtos, afinal, como a mercadoria chegará até os clientes? A estrutura de comercialização diz respeito aos canais de distribuição, como: vendedores internos e externos, representantes, entre outros. Escolher uma localização é essencial para o sucesso da sua empresa, pois, um bom ponto comercial gera um volume de vendas muito bom para o início.

Até aqui, é um bom passo para colocar suas ideias e objetivos no papel para que seus sonhos estejam fazendo sucesso no mercado sem se preocupar com os riscos! Continue acompanhando nosso blog para acrescentar ainda mais conhecimento em sua vida profissional.