Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Há 71 anos, na terceira quinta-feira de outubro é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito.Neste ano, será comemorado no dia 17 de Outubro.  A comemoração é feita em cerca de 117 países, reunindo 260 milhões de pessoas e 89 mil cooperativas. O principal objetivo é fortalecer as soluções cooperativas e seus resultados, e em 2019 chega a todos os continentes.

Surgimento do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC)

Em 1927 a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts, nos Estados Unidos, comemorou pela primeira vez este feriado para os membros das cooperativas de crédito. Contudo, naquela época era muito grande a atividade no desenvolvimento de novas cooperativas na região. Dessa forma, as pessoas estavam muito ocupadas para participar de forma eficaz do movimento, e o costume foi perdido.

Somente em 1948, também nos EUA, Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) , estabeleceu uma nova data para a comemoração. O objetivo era reunir pessoas para relembrar a história do cooperativismo e compartilhar ideais de suas cooperativas com outros membros.

Desde então, com o crescimento constante das cooperativas, o movimento vem se tornando cada vez mais forte. Em todos os países é comemorado com feiras, concursos, festivais e outros eventos para mostrar o cooperativismo às comunidades.

Serviço local. Alcance global.

A cada ano, um tema diferente é abordado, e em 2019, o tema divulgado pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu) é “Serviço Local. Alcance Global”. 

Dessa forma, busca mostrar à comunidade os impactos das ações do cooperativismo financeiro não somente onde atuam, mas interferindo na vida de pessoas em diversas outras regiões. Assim, o tema propõe mostrar que o cooperado é agente de transformação, inspirando outras entidades e podendo causar mudanças ao redor do mundo com os valores do cooperativismo.

Crescimento das cooperativas

Segundo o Banco Central do Brasil, em um relatório de março, atualmente o Brasil possui aproximadamente 953 entidades Cooperativas Financeiras. São mais de 10,8 milhões de associados e US$ 77,113 bilhões de ativos totais.

Além disso, Kedson Macedo, presidente da Confebras, representante do Cooperativismo de Crédito no Brasil, recentemente deu uma entrevista à Mundocoop, onde comentou sobre o tema. Segundo ele, a curto prazo, as cooperativas brasileiras estão de acordo com as metas da Agenda do Banco Central. Este trouxe um desafio às entidades para sua participação passar de 8% a 20% das operações até 2022.

Afinal, são muitas as vantagens do cooperativismo com transparência e democracia e sua solidariedade financeira, além das menores taxas. Portanto, estes diferenciais fazem com que, em até 5 anos, o cooperativismo conquiste mais de 20 milhões de associados e esteja presente em 100% dos municípios brasileiros, seja de forma física ou digital.

Conheça o cooperativismo

Dado o grande crescimento do cooperativismo, cada vez mais associados estão se juntando a este serviço. Então, confira neste conteúdo mais vantagens do cooperativismo para seu negócio e venha com a GaranteNorte também se associar ao cooperativismo.