Como obter sucesso com capital de investimento

Como obter sucesso com capital de investimento

Ao iniciar um pequeno negócio, uma das principais dificuldades é fazer uma análise detalhada de como o capital de investimento irá trazer sucesso ao nosso empreendimento. Afinal, a busca pelas fontes de capital é uma via de mão dupla, visto que o capital investido tem o objetivo de obter resultados e trazer retorno lucrativo. 

Para alcançar o sucesso, uma das decisões mais importantes a serem tomadas logo no início é o valor a ser investido na abertura do seu negócio. Para determinar este valor, é importante conhecer as três bases que contemplam o total: investimento fixo, investimento pré-operacional e capital de giro. Vamos entender um pouco mais sobre eles?

Capital de Investimento fixo

O investimento fixo são os bens necessários para que sua empresa possa funcionar apropriadamente. Estes bens serão consumidos a médio e longo prazo. É necessário detalhar cada um deles, afinal cada empresa irá ter bens diferentes, mas você pode começar criando uma tabela com os itens, quantidades e valores unitários. Alguns exemplos deste investimento são: terrenos, veículos, máquinas, equipamentos, utensílios, etc.

É muito importante não deixar de lado nenhum item, pois isso pode se tornar em um grande erro de análise, prejudicando o planejamento. Uma dica é sempre analisar todas as vias, por exemplo: “comprar um equipamento novo ou usado?”, “neste caso preciso comprar ou posso alugar?”, “fazer internamente ou terceirizar?”.

Investimento pré-operacional

São os gastos realizados antes de abrir a empresa, ou seja, antes de que ela inicie seu funcionamento. É um conceito muito parecido com o anterior, mas se diferencia pelo fato de que seus itens não se caracterizam em bens. Incluem neste investimento: treinamento para funcionários, gastos com legislação, reformas, divulgações, etc.

Capital de giro

Este capital compreende um estoque dos recursos necessários para o financiamento da empresa ao longo do tempo. São os valores necessários para que a empresa funcione (gire). Ou seja, são os recursos financeiros em estoque, os investimentos líquidos, valores em contas bancárias, pagamentos a receber, e tudo aquilo que mantenha o bom funcionamento da empresa.

Ele é importante por garantir estoques, recursos de financiamento aos clientes e assegurar todos os pagamentos da empresa, seja a fornecedores, pagamentos de salários, impostos e demais despesas. Empresas que possuem um baixo capital de giro acabam ficando despreparadas para possíveis imprevistos, o que gera um maior risco financeiro.

A importância do capital de investimento

Fazer uma análise adequada do capital investido na sua empresa só vai funcionar se os três itens acima estiverem em acordo. Afinal, eles precisam trabalhar juntos, ou a empresa não irá funcionar a longo prazo e só irá gerar dores de cabeça ao proprietário. 

Agora que você já sabe um pouco sobre o capital investido, já é um passo para que sua empresa obtenha sucesso. Não deixe de ler também os 5 problemas de uma gestão financeira inadequada e outras dicas aqui no blog. E se precisar de ajuda para investir em sua empresa, conte com a GaranteNorte-SC!