Descubra como cuidar do seu dinheiro

Descubra como cuidar do seu dinheiro

A educação financeira é um tema que poucos buscam se aprofundar, mas é de extrema importância para o bem estar. Afinal, cuidar bem do próprio dinheiro vai evitar as dívidas que dão tantas dores de cabeça e ajudar a manter um dinheiro reservado para emergências e até para futuras realizações de sonhos.

Mas o que é a educação financeira? Ela envolve gastar com inteligência, programar e planejar as despesas mantendo seu controle e investir seu dinheiro adequadamente, no momento e ocasião certos. Por isso, a GaranteNorte separou algumas dicas para você cuidar de suas finanças, confira o conteúdo:

Planejamento

Uma das palavras mais importantes desse processo é o planejamento. Um dos principais motivos de estar afundado nas dívidas é gastar de forma inconsequente e não estar preparado para suas despesas. 

Por isso, antes de tudo, é necessário ter uma visão geral da origem e destino do seu dinheiro. Todos os meses, ou até mais vezes se achar necessário, faça um levantamento minucioso das suas receitas e despesas. É muito importante manter este controle e analisar as diferenças entre um planejamento e outro, para estarem de acordo com suas metas.

Como cuidar do seu dinheiro

Não deixe nada de fora, todos os gastos são relevantes, desde a educação, moradia, alimentação, lazer, transporte, saúde, vestuário, seguro, impostos, e outros. Afinal, aqueles gastos que parecem ter menos relevância para nós, podem ser os mais prejudiciais para nosso controle final, visto que não damos tanta importância a eles.

Com esta análise, você terá uma visão da sua redução e administração de gastos. Após a redução gradativa das despesas, é hora de começar a poupar ou investir seu dinheiro.

Como reduzir os custos?

Após identificar todos os seus custos do mês, é necessário começar a diminuí-los. Afinal, de nada adianta um planejamento se ele não for seguido, ou se ele for feito de forma inadequada. 

Faça uma lista dos itens de maior importância de todos os meses, dos mais relevantes aos menos. Assim ficará mais fácil identificar os possíveis cortes de custos, e evitará as compras feitas inconscientemente.

Como reduzir os custos?

Além disso, procure atitudes na sua rotina que possam ajudar na diminuição de despesas. Alguns exemplos são economia e reutilização de água e energia, pesquisa e análise antes da compra de produtos novos com alto valor, e busca por itens mais duráveis e com melhor custo-benefício.

Investindo seu dinheiro

Se livrar totalmente das dívidas pode custar tempo, paciência e muita determinação. Mas valerá a pena quando chegar o momento em que o dinheiro estiver sobrando, e surgir a oportunidade de investi-lo. Mas nesse momento o planejamento não pode ficar de lado.

Como investir o seu dinheiro

O meio mais tradicional e seguro de investimento é a poupança, que também é o mais conhecido. É um método fácil e seguro de guardar seu dinheiro e também permite que você retire ele sempre que precisar. Mas também há outras opções como:

Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RDB): Você aplica seu dinheiro como um empréstimo ao banco, e ele se torna obrigado a pagar esse capital com juros. A diferença entre eles é que o RDB intransferível e inegociável, podendo ser resgatado com o banco emissor.

Ações: Partes de empresas negociadas na bolsa de valores, permitindo a participação de lucros e voto em assembleia. Possui um risco maior devido à variação de valores.

Fundos de investimentos: Grupos de investidores que permitem que um administrador faça a gestão de seu dinheiro, investindo e buscando o objetivo do investimento. Podem ser de renda fixa, multimercados e de ações.

Estes são alguns passos para gerir de forma adequada suas finanças, e não ter preocupações futuras. Conte com a GaranteNorte para fazer seu dinheiro render ainda mais! E não deixe de conferir 10 dicas para economizar o seu dinheiro.