5 problemas de uma gestão financeira inadequada

5 problemas de uma gestão financeira inadequada

Você sabia que grande parte das empresas não sabe manter uma gestão financeira adequada para o seu negócio? Por conta disso, segundo o IBGE, metade das empresas brasileiras fecham suas portas antes mesmo de completar três anos. Este é um dado alarmante não só para os empresários, mas também para a economia do país, que acaba sendo drasticamente afetada com o fim das empresas.

Que tal mudar este número? Para não deixar sua empresa entrar nesta estatística, a GaranteNorte-SC separou alguns dos problemas que você pode enfrentar para já se colocar à frente deles e superar as dificuldades.

1. Gestão ineficiente do fluxo de caixa

Executando um fluxo de caixa adequado para sua empresa, você vai registrar todas as entradas e saídas, e terá uma noção de se sua empresa está no “vermelho” ou no “azul” no final do mês.

Com todos os saldos devidamente registrados, o gestor terá um histórico muito importante de suas movimentações financeiras. Isso permitirá identificar se há uma possível sazonalidade nos gastos, por exemplo. Com tudo isso definido, fica muito mais fácil se planejar e evitar erros e imprevistos.

Gestão financeira

Ainda assim, é muito comum encontrar principalmente pequenas empresas que fazem uma gestão ineficiente dessa ferramenta, ou até mesmo deixam de fazer o uso, o que pode gerar atrasos no pagamento, juros, multas e até no fechamento da empresa. 

2. Problemas no desempenho da empresa

Você consegue dizer neste exato momento como sua empresa está no mercado? Se está dando lucro ou prejuízo? Todos os dados registrados são importantes, mas mais importante é saber analisar o que eles estão dizendo sobre sua empresa. 

Não somente dos gastos, mas tudo que está acontecendo dentro da empresa precisa ser detalhado, medido e controlado. Por isso, também é necessário conhecer cada detalhe do processo, produto e serviço, para ter conhecimento dos possíveis problemas que já estão acontecendo e que podem acontecer, e planejar-se para se livrar deles. 

3. Valor de produto / Serviço equivocados

Muitos dos empreendedores de pequenas e novas empresas não procuram entender como está o mercado de seu segmento e não buscam uma base para iniciar seu negócio. Para a formulação do preço, é necessário avaliar tanto os custos e investimentos quanto o que os concorrentes estão oferecendo.

Isto vai impactar diretamente no reconhecimento de sua marca com a clientela, e, consequentemente, com o sucesso de sua empresa. 

4. Confusão patrimonial na gestão financeira

A mistura das contas pessoais com as contas da empresa, e dos lucros dos sócios com o lucro da empresa parecem algo fora do comum, mas acontece mais do que imaginamos. Inicialmente, essas ocorrências podem parecer pequenas e que não irão causar problemas para a gestão financeira. Porém, podem trazer grandes dores de cabeça no futuro.

Gestão financeira

Afinal, a empresa pode estar arcando com despesas externas ou o sócio estar tirando do próprio bolso para o custo. Além disso, pode gerar dificuldade para analisar os resultados reais que o negócio gera e impossibilitar a visão de atitudes estratégicas para o desempenho da empresa.

5. Crescimento / competitividade comprometidos

Quando a gestão financeira do negócio está comprometida, surge a dificuldade de financiar e investir no seu crescimento e desenvolvimento. Isso faz com que ele se torne somente mais uma pequena empresa estática no mercado, que não apresenta evoluções. Afinal, a empresa até poderá conseguir se manter no mercado, mas não terá estrutura para se desenvolver.

Além disso, a empresa poderá ser comprometida quando novas chances e oportunidades surgirem no mercado e novas tecnologias chegarem. Assim, ficará atrás do seus concorrentes caso eles estejam com um planejamento mais organizado.

Garanta uma gestão financeira adequada!

Depois de conferir nossas dicas, fica mais fácil garantir um bom desempenho de sua empresa. Confira aqui em nosso blog mais dicas e visões do mercado para alcançar o sucesso do seu pequeno negócio. E se precisar de uma ajuda para investir em sua organização, venha conversar conosco!